TENDÊNCIAS,  TODOS

Uma imagem vale mais que mil palavras, sim!

Nos últimos anos a era digital impulsionou os avanços na forma como o setor imobiliário vem operando no mundo, e tais mudanças já começam a ser observadas também aqui no Brasil. Os classificados online estão cada vez mais populares e pessoas interessadas em comprar ou alugar um imóvel têm acesso a centenas de anúncios com o simples clique de um botão. E se “uma imagem vale mil palavras”, a fotografia se torna uma ferramenta essencial nesse novo marketing imobiliário. Anúncios com fotos bonitas certamente chamam mais atenção e despertam um interesse muito maior do consumidor.

Então decidimos escrever uma matéria sobre isso e compartilhar algumas dicas para deixar o anúncio do seu imóvel mais caprichado e atraente. Vamos a elas!

  • Organização: Ninguém quer ver uma sala toda bagunçada, um quarto com a cama desarrumada, ou um banheiro com toalhas e roupas íntimas penduradas. Então, antes de mais nada, arrume o ambiente que você vai fotografar. Procure ajeitar os móveis e objetos de decoração, como vasos de flores e almofadas. Isso ajuda a criar um clima mais aconchegante. Coloque as roupas no armário e peça para as crianças guardarem os brinquedos e arrumarem as camas. Elas vão adorar! (mentira, não vão 😂). Ao fotografar os banheiros, mantenha a tampa do vaso fechada, e você pode tirar as toalhas também. É sempre bom evitar que apareçam nas fotografias objetos muito pessoais ou relacionados à política, religião e times de futebol.

  • Iluminação: Aqui é um erro bem comum: fotografar de frente para uma janela. Isso deixa a luz externa “estourada” e o ambiente escuro. Tente ficar de costas para as janelas ou procure outros ângulos onde a luz externa não interfira tanto. Você também pode fechar as cortinas e manter as luzes do ambiente acesas. E não que isso seja proibido, mas evite usar o flash.

  • Enquadramento: Procure mostrar todo o espaço dos ambientes, e não apenas uma parte dele. Preste atenção em elementos desnecessários que não agregam nenhum valor a foto. Por exemplo, as quinas ou o canto do teto não são nada interessantes. Fotos tortas também não são bonitas de se ver. Tente deixar as linhas das paredes ou armários mais retas. Isso pode ser feito de forma bem simples, abaixando um pouco a câmera até mais ou menos a altura da sua barriga ou da maçaneta da porta.

 

Mas as fotos devem ser na horizontal ou na vertical? Bom, todos os sites de anúncio utilizam o formato horizontal como padrão. Além disso, a foto na horizontal mostra melhor as dimensões do ambiente. Mas claro, há situações em que você pode quebrar as regras e fazer a foto em pé. Um exemplo disso são os banheiros, sempre apertados e com pouco recuo para fotografar. Só tenha cuidado com o seu reflexo no espelho!

 

Montando o seu anúncio. Escolha bem as primeiras fotos. Se elas não forem atraentes, o cliente não vai querer ver o restante. E se um anúncio tem apenas 3 ou 4 fotos, isso é muito pouco para mostrar as qualidades do seu imóvel. Mas também não exagere, pois você não precisa mostrar 5 tentativas de fotografar o banheiro.

Ah, outra dica super importante, o texto e as informações principais são itens essenciais e criam relevância, por isso é sempre importante falar a metragem, o número de quarto, se está reformado etc. Mas esse assunto vamos deixar para a nossa próxima matéria, ok?! 

Essas são algumas dicas básicas para ajudar vocês a apresentar melhor o seu imóvel para clientes em potencial. Mas claro, sempre aconselhamos a procurar um fotógrafo profissional, que saiba valorizar bem as qualidades do seu imóvel. A LIVIMA tem uma equipe especializada em fotografia de arquitetura e sempre pronta pra te ajudar. O resultado fica incrível, como mostramos acima e vai fazer toda diferença! Confira em nossos anúncios.

E você, tem mais alguma dica de fotografia? Ou ficou com alguma dúvida? Fale conosco e deixe o seu comentário! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *