TODOS

Garantias Locatícias: Vantagens e Desvantagens

Fizemos a comparação entre os tipos de Garantias Locatícias e sua vantagens e desvantagens para você, proprietário. Queremos facilitar a sua vida e te ajudar a tomar as melhores decisões, então abaixo vamos explicar tudo direitinho para você!

Caso você aceite que o seu inquilino tenha um fiador, você tem a garantia de que caso haja inadimplência você vai ter o respaldo de uma terceira pessoa para honrar a dívida. Geralmente a garantia será o imóvel do fiador. A desvantagem é que se houver algum problema na hora do pagamento da dívida, o tramite judicial pode levar muito tempo.

Caução é a garantia menos burocrática. Basta o inquilino te dar 3 vezes o valor do aluguel antes de entrar no imóvel. Se houver inadimplência, o dinheiro já vai estar na sua mão. A desvantagem é que essa modalidade não cobre danos, nem atrasos no pagamento do IPTU nem Condomínio.

No seguro fiança, como nome já diz, existe uma seguradora envolvida. O inquilino deverá pagar 15% o valor do aluguel todo mês a ela. E se houver inadimplência, eles cobrem a dívida,- do aluguel, IPTU e Condomínio. A recomendação é que se escolha sempre o seguro completo. Por ser mais caro, é mais difícil achar um inquilino.

No título de capitalização, você pode acordar o valor que quiser de depósito com o inquilino. Pode cobrar também todas as taxas. O dinheiro fica nas mãos da seguradora. A vantagem é que existe a garantia de pagamento. A desvantagem é que o dinheiro não fica na sua mão e sim na mão da empresa.

Se você ficou com alguma dúvida, no post anterior sobre Garantias Locatícias explicamos melhor cada modalidade. E se mesmo assim você quiser alguma ajuda no assunto, envie uma mensagem privada aqui no Instagram que nossos especialistas irão te ajudar! 🤩

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *