documentos para comprar um imóvel
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DOCUMENTOS PARA COMPRAR UM IMÓVEL

Saiba quais documentos são importantes na hora de comprar o imóvel dos sonhos.

Tanto para quem vende quanto para quem compra, é essencial ter a papelada do imóvel regularizada, pois, além de evitar imprevistos, é a prática mais segura. Isso se dá porque o comprador deve levantar o máximo de informações por meio de certidões e documentações sobre o imóvel. Mas não se desespere, a LIVIMA te ajudará com essa parte burocrática sempre, seja aqui no blog ou no ato da compra.

Documentos necessários para comprar um imóvel

Destacamos que a documentação é o primeiro passo pelo simples fato de que, se houver alguma pendência no registro de imóvel, você ainda tem tempo de avaliar melhor suas possibilidades. E o pontapé inicial é a matrícula atualizada do imóvel. Neste documento, que é solicitado no Cartório de Registro de Imóveis, há informações como medidas do terreno, área construída, dívidas pendentes, proprietários antigos e acréscimo de construção. Neste mesmo cartório, encontra-se outro documento importante: a certidão de ônus atualizada do imóvel, na qual é atestado se há alguma hipoteca, pendência judicial, penhoras, ausência de quitação por parte do proprietário.

É importante também verificar a guia do IPTU e, até mesmo, solicitar uma certidão para o síndico declarando que não há pendência no pagamento do condomínio.

Depois que você constatou que aquele é o imóvel dos sonhos e que nada mais te impede de ser feliz nele, partiu o pagamento. Como já sabemos, o mais comum é o financiamento bancário, e neste caso são necessárias cópias autenticadas do RG e CPF, certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais e certidão de nascimento ou, se casado, certidão de casamento. Assim que for decidida a forma de pagamento, você novamente precisará do RG e CPF, além de certidão de estado civil, comprovante de endereço, comprovante de renda e imposto de renda. A papelada, então, é analisada pela LIVIMA para saber está tudo em ordem.

Para finalizar o processo, entram em cena duas taxas: o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado nos casos de transferência de propriedade cujo valor no Rio de Janeiro é 2% o preço do imóvel; e, em seguida, o Registro de Compra do Imóvel (RGI), que pode chegar a mais de R$4 mil. Este último é o passo final e garante que o imóvel esteja em seu nome.

Portanto, é fundamental ter toda a documentação do imóvel regularizada para evitar sustos e certifique-se de que seus documentos estão corretos na hora de assinar o contrato, incluindo um possível financiamento. É importante também lembrar que essas certidões costumam ter validade de até 30 dias e não são tão baratas.

Mas fique descansado, pois, como dissemos, a LIVIMA estará ao seu lado na hora de comprar um imóvel, inclusive no que diz respeito à burocracia dos documentos.

Na LIVIMA te ajudamos com todos os documentos para comprar um imóvel e não cobramos nenhuma comissão por isso. Queremos te ajudar!

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