Desconto de 50% no registro do imóvel? Veja como conseguir!
TODOS

Desconto de 50% no registro do imóvel? Veja como conseguir!

Quando se compra um novo imóvel é necessária a emissão de alguns documentos como certidões e escrituras. Tão importante quanto, é o registro de imóvel. Por isso, no texto de hoje vamos explicar para que ele serve e como você pode conseguir um desconto de 50% no registro do imóvel.

Você sabe para que serve o registro de imóvel? Ele é essencial para que o comprador do bem torne-se o proprietário legal do imóvel. Também é uma forma de evitar inúmeros problemas futuros. Ele funciona como a formalização definitiva, que transferirá a propriedade e encerrará o processo.

O valor desse registro varia de acordo com o estado que está fazendo o negócio. Mas para você ter uma ideia, os valores de impostos e taxas cartoriais pagos pela aquisição de imóvel custam até 4% do valor de uma propriedade.

Bastante, não é? O que muita gente não sabe é que existe há uma lei que possibilita um desconto de 50% no Cartório de Registro de Imóveis na taxa de registro. Mas para isso, é preciso estar de acordo com as seguintes detalhes. Veja se você tem direito a esse desconto de 50% no registro do imóvel!

1- É preciso ser a compra do seu primeiro imóvel.

2 – É válido para quem comprou o imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), com recursos da caderneta de poupança e do fundo de garantia.

3 – O comprador tem que ter o propósito de morar no imóvel. Outra exigência é a de que o imóvel tenha o valor máximo de R$ 950 mil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal, e R$ 800 mil nos demais estados.

É importante que o comprador saiba que deve pedir o desconto, pois os cartórios não têm a obrigação de divulgar o direito e futuramente não é possível conseguir reembolso sobre as taxas.

Veja a seguir os documentos necessários para conseguir o desconto:

– Documentos pessoais.
– Declaração firmada de próprio punho, perante o cartório, atestando que aquela é sua primeira aquisição de imóvel, responsabilizando-se pela afirmação nos termos da lei.   

Todos os trâmites para vender ou comprar um imóvel, exigem um dinheiro a mais do proprietário e comprador. Mas é muito importante que se faça todas essas etapas corretamente. Para economizar nessa hora, recomendamos que você negocie de forma direta. Dessa forma, não será necessário pagar altas comissões na hora da transação de um imóvel.

Na Livima, você anuncia seu imóvel gratuitamente em todos os portais (zap, olx, imóvel web, viva real e mercado livre) e recebe o contato dos interessados na palma da mão. Você não precisará pagar nenhuma comissão ao final! E se quiser, ainda pode obter serviços adicionais como impulsionamentos nas redes sociais e toda a nossa assessoria através da compra de produtos sob-demanda!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *