como cuidar de um apartamento perto da praia
TENDÊNCIAS,  TODOS

COMO CUIDAR DE UM IMÓVEL PERTO DA PRAIA

Morar em bairros como Leblon, Ipanema e Copacabana é incrível, mas atente aos efeitos da maresia para curtir (com tudo) essa experiência de ter um imóvel perto da praia!

Sabemos que morar no Rio de Janeiro é incrível, principalmente em ruas como Avenida Atlântica, Delfim Moreira, Vieira Souto e outras bem próximas ao mar. Você acorda ao som das ondas e ainda aproveita uma praia deliciosa sem precisar andar mais que alguns metros. Tudo isso é ótimo, lindo e inspirador, porém ele exige cuidados redobrados com a famosa “maresia”.

Em poucas palavras, podemos defini-la como uma névoa fina, úmida e salgada que reflete um fenômeno de corrosão acelerado pela presença de sais em gotículas (spray) de água do mar.

Outro problema comum: ferrugem. A água, por si só, já é prejudicial. Com a presença da maresia, o processo é acelerado por causa da quantidade elevada de sal. Esse spray de água é carregado de partículas de sujeira, como argila, material orgânico decomposto e seres microscópicos que podem criar sujeiras difíceis de serem limpas, especialmente nas janelas.

Como morar perto da praia é uma experiência única e, não pode virar uma dor de cabeça, aí vão algumas dicas da LIVIMA que podem te ajudar a cuidar bem da sua casa, e a desfrutar a parte boa dela, que é a natureza:

Salvando a madeira

Quem dispensa um bom móvel de madeira, não é mesmo? Como dissemos, ela é um material que sofre muito. Logo, procure aplicar verniz naval com regularidade.

Escolha as tintas certas

Pensando nos espaços internos, a sugestão é utilizar tintas acrílicas semibrilho, que são capazes de amenizar os efeitos da maresia e possuem boa resistência.

Limpe bastante

Infelizmente aquela diarista uma vez por semana não será suficiente. O ideal é passar todos os dias um pano úmido – pelo menos. Desta forma, acumulam-se menos sujeiras nas superfícies, que podem danificar móveis e janelas. Aproveite para deixar aparelhos eletrônicos longe dessas últimas.

Fechar a varanda é uma opção

Vidros estilo blindex para fechar a varanda são boas opções de proteção, além de mais eficazes do que janelas convencionais. Deixe o imóvel fechado durante boa parte do dia, assim os efeitos causados pela maresia serão menores, mas não irreversíveis, afinal o fenômenos das gotículas acontece o dia todo.

Decorar também importa

Não use móveis de qualidade inferior, pois assim eles deverão ser trocados mais rápidos do que se imagina, portanto, aposte alumínio, inox e fibras sintéticas. Para revestimento, uma boa dica é o porcelanato, por ser mais resistente e ainda dispor de modelos que disfarçam os efeitos das tais gotículas. Já nas esquadrias, cai bem o uso do PVC, um material imune à corrosão, e que possui boa vedação e bom desempenho térmico.

Agora que você já sabe direitinho como cuidar de um imóvel perto da praia, que tal se a LIVIMA te ajudar a procurar um do seu jeito, caso este seja o seu sonho? Veja as ótimas oportunidades aqui no site.

Já pensou em morar em Ipanema? Vem saber as vantagens do bairro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *