TODOS

Posso vender meu imóvel financiado?

Essa é com certeza uma das dúvidas que mais escutamos em nosso dia-a-dia. A boa notícia é que sim, você pode vender seu imóvel financiado. Basta seguir algumas etapas que você estará pronto para dar prosseguimento à transação.

Lembra de quando você financiou o seu apartamento e recebeu a alienação fiduciária? Esse documento serviu para certificar que o imóvel ficaria no nome da instituição, que concedeu o financiamento, até que todas as parcelas fossem quitadas com seus devidos juros.

Isso também foi para atestar que o imóvel só poderia ser vendido pelo banco que fez o financiamento, que é quem detém o direito da propriedade.
E nós sabemos que essa informação pode acabar confundindo muitas pessoas que resolvem vender seu imóvel ainda financiado e não sabem como proceder, por isso estamos aqui para te ajudar (e mostrar as soluções para que você faça uma venda tranquila) a colocar o imóvel no seu nome e conseguir a venda. Vamos para as alternativas possíveis.

Compra de imóvel com pagamento à vista

A primeira opção é que o próprio comprador quite o saldo devedor integral. Como assim? Você deverá entrar em contato com o banco que fez o seu financiamento, averiguar o valor restante que você deve com as devidas correções e emitir um boleto apurado com o valor da quitação. Assim, o futuro comprador do seu imóvel, te pagará esse valor restante e depois você mesmo quitará o boleto diretamente com o seu banco!

  1. o proprietário deve avisar o banco que deseja quitar o financiamento
  2. o banco faz o cálculo do saldo devedor, com juros e taxas e emite um boleto
  3. com o valor recebido do comprador, o proprietário faz o pagamento do boleto
  4. o banco emite um termo de quitação, para que o proprietário possa tramitar a baixa no gravame de Alienação Fiduciária junto ao Registro de Imóveis
  5. com isso, o proprietário tem total direito sobre o imóvel e pode registrar uma nova escritura pública de compra e venda, transferindo o bem ao comprador

 


A segunda solução é para o comprador que não tem o dinheiro para bancar o imóvel à vista e precisa fazer  um novo financiamento -, o banco do comprador deverá entrar em contato com o banco do vendedor (o seu, no caso) e ele quitará a dívida diretamente.

Compra de imóvel com novo financiamento

Nesse caso, o processo envolve, além do vendedor e comprador, os bancos das duas partes:

  1. o proprietário deve avisar o banco que deseja vender o imóvel
  2. o banco do proprietário faz o cálculo do saldo devedor, com juros e taxas
  3. o banco faz um contrato de compra e venda, que deve ser firmado pelo proprietário, comprador e banco do comprador, que fará o novo financiamento
  4. o banco insere uma cláusula no contrato concedendo a quitação do imóvel ao proprietário
  5. esse novo contrato deve ser assinado e registrado no Cartório de Registro de Imóveis
  6. com isso, pode-se dar a baixa do gravame, registrar o novo financiamento e averbar a nova Alienação Fiduciária


É importante ter em mente que o proprietário não ficará com o valor total do imóvel pago pelo comprador, mas sim, com o que restará depois de quitar o financiamento. No segundo caso, de compra com um novo financiamento, para que o valor seja liberado ao proprietário, é preciso apresentar ao banco a matrícula atualizada do imóvel e esse processo pode demorar 30 dias.

Agora que você já entendeu a diferença sobre os tipos de modalidade na hora de vender seu imóvel financiado, chegou a hora de encontrar interessados para o seu imóvel! Você pode deixar disponível as duas opções de financiamento e assim atrair muito mais compradores.
A nossa dica de hoje é que você coloque, logo no início na descrição do anúncio do seu imóvel, que você aceita financiamento, se for esse o caso. E se você ainda não sabe onde anunciar, clique aqui e conheça o serviço da Livima que coloca o seu imóvel nos maiores portais por uma taxa pré-paga e única, sem comissão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *