Alugar apartamento pequeno pode ser um bom negócio

Fonte: freepik.com

Quando se trata de um apartamento confortável para morar, muitas pessoas adotam como um requisito essencial a questão do espaço, acreditando que os apartamentos mais confortáveis são os maiores. 

Mas nem sempre um grande apartamento é necessariamente sinônimo de conforto em moradia. É possível sim, com criatividade e pesquisa, obter uma série de benefícios em alugando um apartamento de cômodos menores.

Hoje em dia, inclusive diante da atual organização familiar, que conta com muitos casais que possuem poucos filhos, é cada vez mais comum a tendência dos apartamentos pequenos. 

Além disso, nas grandes capitais brasileiras há uma grande demanda de estudantes e também de profissionais ainda ingressando no mercado de trabalho. 

Geralmente tais pessoas ainda são solteiras e, por isso, se torna mais viável para elas o aluguel de apartamentos pequenos.

As opções para alugar apartamento são bem variadas, possibilitando que os interessados escolham os imóveis com poucos cômodos, perfeitos para solteiros ou para casais sem filhos.

 

Tipos de apartamentos pequenos

Alugar um apartamento pequeno pode representar um bom negócio, pois conta com vários benefícios que vão desde o preço consideravelmente mais baixo, até mesmo o fato de serem mais fáceis de limpar e organizar.

Os imóveis pequenos há tempos deixaram de ser locais pouco requisitados e lembrados na hora de negociar um local para alugar. Pelo contrário, hoje em dia eles correspondem a uma alternativa que deve ser levada em consideração.

Sendo assim, é interessante ter em mente que quando a questão diz respeito a apartamentos pequenos, você pode encontrar algumas opções diferentes. Os mais comuns são:

 

Kitnet

Os kitnets correspondem a imóveis caracterizados pela compactação e, por isso, são os locais perfeitos para casais ou para aquelas pessoas que moram sozinhas. De uma forma geral os kitnets não possuem mais do que 50 metros quadrados.

Vale salientar também que esse tipo de apartamento pequeno geralmente conta com um número mínimo de cômodos, o que apenas reforça o conceito de que eles são a escolha mais adequada para casais sem filhos.

Diante de uma boa pesquisa é possível encontrar kitnets para alugar, todos com preços acessíveis, em excelente estado de conservação e em bairros variados. 

 

Studio

Também conhecidos como “Estúdio”, tais apartamentos contam com cômodos integrados, ou seja, eles não apresentam paredes divisórias. Essa característica confere para esse tipo de apartamento uma maior sensação de espaço.

Por causa das poucas ou, até mesmo, total ausência de divisórias, os apartamentos do tipo Studio são os imóveis perfeitos para quem aprecia um ambiente mais moderno, especialmente para quem mora sozinho. 

 

Loft

Esse tipo de apartamento é uma tendência que surgiu nos Estados Unidos durante as décadas de 50 e 60, em meio ao desenvolvimento dos seus grandes centros urbanos. 

Geralmente são maiores que os kitnets e os studios, porém é possível encontrar também lofts com poucos metros quadrados.

 

Apartamentos pequenos – Grandes Vantagens

Alugar um apartamento pequeno contempla várias vantagens, o que tornam esse tipo de negócio benéfico em vários quesitos, seja na questão do preço, como na questão da comodidade. 

Sendo assim, confira algumas boas razões que tornam os kitnets, os studios e os lofts boas alternativas de aluguel:  

 

A questão financeira

Jovens profissionais que estão em início de carreira, ainda ingressando no mercado de trabalho, encontram no aluguel de um apartamento pequeno preços amigáveis e compatíveis com a sua renda no momento.

O preço acessível, nesse caso, não diz respeito apenas ao aluguel em si, mas também ao fato das contas no dia a dia. Afinal, apartamentos de dimensões mais reduzidas representam um menor consumo de energia elétrica, de água, entre outros detalhes.

 

Mais criatividade e facilidade para a decoração

É isso mesmo, um imóvel pequeno não necessita de uma decoração muito rebuscada. Na verdade, a disposição dos móveis deve ser a mais simples possível. Porém, simplicidade não significa necessariamente falta de criatividade e personalidade.

Em apartamentos pequenos, mesmo nos kitnets, há a possibilidade de até mesmo montar um jardim vertical de tamanho adequado, sem ocupar muito espaço, com as plantas e os suportes certos.

É importante também levar em consideração na decoração o uso dos móveis multifuncionais, que são perfeitos para esse tipo de moradia. Além de ocuparem pouco espaço, tais móveis contam com formatos diferenciados, o que confere um toque de requinte na decoração.

 

Tamanho menor, maior facilidade para limpar

Morar em um apartamento pequeno significa gastar pouco com grandes faxinas e muitas manutenções. A quantidade menor de cômodos e, consequentemente, os poucos móveis, facilita manter o cenário limpo e melhor organizado.

Além disso, até mesmo o ato de mudar algum móvel do lugar, ou quem sabe alterar um determinado detalhe na decoração, se torna uma prática viável e mais fácil em um apartamento pequeno.

 

Um bom espaço para manter a organização

Em um kitnet ou Studio, os móveis e os objetos estão sempre bem mais perto de você. Isso porque os poucos cômodos e móveis facilitam muito manter o ambiente organizado.

Sendo assim, em um local onde os utensílios estão mais à mostra, são mínimas as chances de você perder tempo procurando as chaves, o controle-remoto ou o telefone celular. .

Não por acaso, nos dias de hoje, em que estamos quase sempre apressados, os apartamentos com dimensões pequenas são praticamente um reduto onde é possível manter a organização.

 

Evitar o acúmulo de objetos

A atual tendência dos imóveis pequenos traz para o nosso dia a dia o hábito de evitar o acúmulo de utensílios, de móveis e de objetos desnecessários. Ou seja, o que impede o desperdício e facilita a questão da limpeza.

 

Conclusão

Por tudo isso, diante dos vários benefícios comentados, se engana quem pensa que residir em kitnet ou em um apartamento um pouco maior significa obrigatoriamente viver com desconforto. 

Nada disso, quando o assunto é imóveis para alugar, os apartamentos pequenos podem representar sim um bom negócio.

Sabe aquele amigo ou casal que está na dúvida entre alugar um apartamento ou uma casa enorme? Que tal enviar esse post para eles? 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *